sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Valeriane


Laboratório: Nikkho

Apresentação de Valeriane: Drg. 50 mg cx. c/ 20 un.

 Informações ao paciente:
Valeriane é um medicamento fitoterápico, sem efeitos hepatotóxicos ou nefrotóxicos, à base de extrato seco de Valeriana officinalis, que contém sesquiterpenos (ácido valerênico e seus derivados — valerenal, ácido acetoxivalerênico e ácido hidroxivalerênico) e valepotriatos (diidrovaltrato, valtrato e acevaltrato), estandardizados e estabilizados. Os valepotriatos possuem uma ação ao nível do corpo amigdalóide e sobre o hipocampo, demonstrando uma certa semelhança com os timolépticos e com os benzodiazepínicos. Possuem, ainda, uma ação espasmolítica, provavelmente por influenciarem na entrada de cálcio nas células musculares. Os sesquiterpenos, cujo principal constituinte é o ácido valerênico — encontrado na Valeriana officinalis —, agem, ao nível bioquímico, inibindo o sistema enzimático responsável pela degradação do ácido gama-aminobutírico cerebral, resultando numa redução da atividade do sistema nervoso central e num efeito estabilizante sobre o sistema nervoso autônomo, desta forma, (...).

Indicações:
Valeriane está indicado para o tratamento das alterações provocadas pelo desequilíbrio do sistema nervoso autônomo, estados de tensão, estresse e nos distúrbios do sono.

Contra-indicações:
Valeriane está contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Advertências:
Atenção: Este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes. Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Uso na gravidez:
Durante a gravidez e lactação, o produto deve ser utilizado sob estrita orientação médica. Como qualquer outro medicamento, não se recomenda sua utilização no primeiro trimestre da gravidez.

Interações medicamentosas:
Embora existam relatos de efeitos aditivos com o uso de Valeriana officinalis L. concomitante com depressores do Sistema Nervoso Central, tais como álcool, benzodiazepínicos, barbitúricos e opiáceos, em animais de laboratório, os mesmos não foram observados em seres humanos, até o momento. Entretanto, mesmo assim, não se recomenda o uso de Valeriane com tais substâncias.

Reações adversas / Efeitos colaterais:
Em geral, Valeriane é bem tolerado. Entretanto, raramente, podem ocorrer sensações de queimação retroesternal, dispepsia, diarréia ou reações alérgicas cutâneas. Em indivíduos suscetíveis, raramente podem ocorrer efeitos semelhantes aos da cafeína, como taquicardia e insônia. Tais efeitos desaparecem com a interrupção do medicamento.

Posologia:
Adultos: 1 a 2 drágeas, três vezes ao dia, por 21 dias. Após esse período, 1 drágea, duas vezes ao dia, a critério médico. Crianças acima de 10 anos: 1 drágea, duas vezes ao dia, a critério médico. Crianças até 10 anos: 1 drágea ao dia, a critério médico.

Superdosagem:
Até o momento, não existem relatos de casos de superdosagem.

Minhas Obs: Esse é meu atual remêdio. Espero que funcione!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se acanhe e comente!